26/11/2024  15h39
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Turismo e Viagem
25/10/2006 - 18h11
Turismo religioso, rural e histórico
 
 

Cerca de 170 mil habitantes, Chapecó, localizada no oeste de Santa Catarina, esconde por sua extensão grandes riquezas. O município é um dos mais ricos do sul do Brasil, conhecido internacionalmente pela exportação de produtos alimentícios industrializados a base de aves e suínos, sendo a capital Latino-Americana de Produção de Aves e Centro Brasileiro de Pesquisas Agropecuárias.

Mas não é só aos campos e pastos que se resume sua riqueza. A cidade catarinense também tem diversos encantos a serem mostrados aos turistas. O segmento que mais se destaca na região é o turismo rural, afinal, ele está presente em mais de 80% da área.

No vale do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, encontram-se os principais encantos naturais da cidade. A revelação de suas belezas começa na estrada de acesso às comunidades de Alto Capinzal e São José do Capinzal, onde predomina uma paisagem rústica e, por isso mesmo exuberante, que permeia as curvas do Rio Uruguai. Ao descer a serra, o turista ainda pode contemplar o Vale do Rio. A dica é estar no local logo ao amanhecer e vivenciar o espetáculo dos primeiros raios de sol surgindo em meio à névoa que paira sobre as água e envolve todo o Vale. A paisagem também pode ser observada do Mirante da Ferradura, disposto a 15 quilômetros do centro.

A generosidade da natureza vai além do verde e presenteia o local no que se refere às águas. Na mesma estrada do Alto Capinzal, há a Trilha do Pitoco, que leva ao recanto ecológico onde os turistas podem praticar rapel. No entanto, as belezas se encontram mesmo é no caminho. São cinco cachoeiras e a maior delas tem 15 metros de altura. Logo na primeira já há uma piscina natural de águas límpidas, próprias para o banho. O mais inusitado é que, geralmente, quem recepciona os turistas é um cachorro. O animal já é tão famoso no local que a trilha foi batizada com seu nome: Pitoco.

O espetáculo das águas continua com as minerais e sulfurosas naturalmente aquecidas em até 45°, atração na certa em uma Cidade cuja temperatura varia de 15° a 25°. O Balneário Termal possui cinco piscinas, playground aquático infantil, toboáguas, área para camping, recanto ecológico com pista de cooper, lago para pesca esportiva e área arborizada, tudo completado por infra-estrutura de serviços que inclui churrasqueira, lanchonete e restaurante.

As grutas e cascatas também são o orgulho dos chapecoenses. Só a Sede Figueira é composta por três grutas que se formaram na rocha com o adicional de ter uma cachoeira com aproximadamente 8 metros de queda d’água. Na propriedade Bertolini, há ainda duas cachoeiras, uma com 5 metros de queda e a outra com 3 metros, e uma ampla piscina natural. Mas é próximo ao local, na Gruta da Sede Trentin, que está a maior delas com 30 metros de altura. Esta cachoeira também é especial por representar um outro tipo de turismo disponível na região: o religioso, pois em meio à formação rochosa e à vegetação, há uma imagem de Santa Lúcia que atrai turistas, principalmente, no mês de fevereiro, quando acontecem Romaria e festas.

O turismo religioso também tem seu espaço garantido na Capela São Carlos. Com arquitetura em estilo fransciscano em madeira e telhas de zinco, a igreja marca a chegada dos primeiros colonos vindos do Rio Grande do Sul, em 1947. A Catedral Santo Antônio é outro ponto de referência aos religiosos que visitam a cidade, mas é atrás dela que se concentra um verdadeiro oratório a céu aberto. No local, uma gruta com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças comovem os fiéis católicos.

Com apenas 89 anos de idade, a jovem cidade já valoriza seu patrimônio histórico-cultural através da preservação dos costumes de seus colonizadores e das reminiscências do primeiro povo a habitar suas terras, ou seja, os índios. Os gaúchos mantém os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) e em homenagem a esse povo, que deu inicio a construção do município, foi erguido o Monumento "O Desbravado". A estátua mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho, e tem na mão esquerda um louro, que representa a conquista e a vitória. Em sua base está o Memorial Paulo de Siqueira, artista plástico criador da obra que hoje cartão postal de Chapecó.

Já os índios são lembrados na Reserva Ximbamgue, onde os turistas podem não só conhecer um pouco dos primeiros habitantes da região, como podem levar para casa os frutos do artesanato local. O Museu Municipal Antônio Selistre de Campos, também transporta os turistas ao passado, através de um importante acervo de arqueologia, artes e costumes dos índios, dos alemães e dos italianos. Estes últimos ainda estão presentes no Recanto dos Pinhais, que oferece comidas típicas, açudes para pesca e trilha, e no Museu da Cultura Italiana, localizado na Colônia Cella, que dispõe de peças de antigas.

E por fim, o que não pode faltar a nenhuma cidade turística de origem rural: uma bela praça onde moradores e turistas podem conversar e trocar experiências. Localizada no centro, a Praça Coronel Bertaso é assim, o ponto de encontro da cidade, que contempla ainda história em um mural, com 200 m² de extensão, onde uma pintura artística ilustra o ciclo da madeira, primeira fonte econômica de Chapecó, entre as décadas de 20 e 50. Os artistas da região também mostram seu talento na Praça, mais precisamente nas galerias de artes que enriquecem o local e bagagem cultural dos turistas.

Como chegar

Pelas rodovias BR-282, BR-480 e SC-283.

E desde o último dia 16, a cidade conta com vôos diários pela Gol Linhas Aéreas, por meio da rota São Paulo/Florianópolis/Chapecó. Além de uma conexão imediata para Chapecó, via Florianópolis, disponível para passageiros embarcando de Porto Alegre. Informações: www.voegol.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TURISMO E VIAGEM"Índice das publicações sobre "TURISMO E VIAGEM"
05/12/2022 - 05h56 O que pode e não se pode fazer no Oriente Médio
09/06/2022 - 06h29 Festival de Inverno de Campos do Jordão 2022
23/04/2022 - 06h20 Praia de Pipa: passeios e mirante oculto
07/04/2022 - 06h35 Cinco motivos para praticar ecoturismo no Brasil
29/12/2021 - 05h42 Campos do Jordão realiza 1º Festival de Verão
12/12/2021 - 06h03 Rio anuncia recomendações para o réveillon
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.