29/11/2024  21h31
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
30/08/2006 - 18h05
Brasil não tem sistema unificado de saúde
Carolina Gonçalves - ABr
 

Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o diretor do laboratório Farmanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Eduardo Costa, afirmou que a população brasileira nunca contou com um serviço unificado de saúde, como propõe o Sistema Único de Saúde (SUS).

"O Brasil nunca optou por sistema único na prática. Pulverizou, dividiu e municipalizou. Municipalizar quer dizer reproduzir a desigualdade no sistema de saúde que existe entre os municípios brasileiros", afirmou. Segundo ele, os argumentos de descentralização como democratização são enganosos.

"A gente tem que ter uma estrutura de saúde para dar a cada cidadão brasileiro, onde quer que ele viva, condições semelhantes de apoio à sua vivência, ao desenvolvimento dele e de sua família, igual, com o mesmo aporte".

Costa lembrou que o sistema britânico conquistou essa unicidade quando negociou com laboratórios e indústrias e garantiu, por exemplo, que jovens gestantes e pessoas idosas tivessem acesso gratuito aos remédios essenciais.

Segundo o diretor, essa é uma das causas da dificuldade que o brasileiro enfrenta para conseguir medicamentos essenciais a baixo custo. Ele atribuiu o problema à forma como o sistema de saúde do país foi construído.

Costa afirmou que a população não conta com cobertura total dos medicamentos destinados às doenças mais comuns, porque o Brasil não priorizou a atenção primária quando organizou a área de saúde pública. "O programa Saúde da Família vem anos depois, olhado como uma coisa localizada, com mais cara de interior do que de cidade", afirmou.

A atenção básica inclui o atendimento médico que, se bem orientado, pode produzir resultados positivos na distribuição dos medicamentos, com a prescrição de remédios direcionada, evitando que o consumo de remédios esteja mais relacionado a propagandas.

Costa acrescentou que a falta de atenção básica bem organizada compromete inclusive os resultados de laboratórios oficiais como o Farmanguinhos, no Rio de Janeiro, que trabalham para reduzir os preços de medicamentos essenciais.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.