26/11/2024  17h32
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
10/08/2006 - 14h41
Como tornar a feijoada um prato mais saudável
 
 
O chef José Orlando, conhecido como "Bolinha", e o cardiologista e nutrólogo do HCor- Hospital do Coração, Daniel Magnoni, apontam alternativas para eliminar o excesso de gorduras desta refeição

Há quem diga que feijoada é um dos pratos mais calóricos que conhecemos na culinária brasileira, mas dá para preparar uma boa receita com menos gorduras, ainda mais saudável e saborosa que a tradicional. José Orlando, o famoso "Bolinha", um dos maiores especialistas no assunto, oferece algumas dicas para tirar gordura da feijoada. Entre elas destacam-se:

- Ferver as carnes salgadas por trinta a quarenta minutos somente com água. Muito da gordura que não queremos eliminamos ao jogar essa água fora;

- Quando estivermos cozinhando as carnes com o feijão, aflora uma nata de gordura que deve ser eliminada constantemente, até o final do processo, com uma concha ou colher;

- Experimente cozinhar com azeite. É mais saudável que o óleo convencional e também pode ser utilizado no tempero da feijoada e nos molhos.

Já para o cardiologista e nutrólogo do HCor, Dr. Daniel Magnoni, as gorduras da feijoada gorda, presentes no pé, rabo orelha e bacon, são ruins porque são responsáveis por um acréscimo na ingestão de sal, aumentando a pressão. "Tirá-las da receita representa um grande avanço na saúde", afirma Magnoni.

Quanto ao azeite utilizado na elaboração deste tradicional prato, o cardiologista afirma que sua inclusão é uma idéia interessante, que provoca um ganho maior na saúde. Além de mais saudável e saboroso, o azeite extra virgem tem eficácia comprovada na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

"A gordura monoinsaturada e os antioxidantes presentes no azeite ajudam a prevenir o endurecimento das artérias, ou seja, o azeite ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e mantém o nível de colesterol HDL (bom colesterol) no sangue proporcionando um equilíbrio saudável", explica o médico. E conclui: "Temperar o feijão com azeite é uma ótima combinação, visto que o azeite tem benefícios à saúde comprovados e o feijão é um ingrediente nutricional, rico em ferro e em fibra solúvel. Desta forma, atua na prevenção da anemia e por meio das fibras presentes, melhora o funcionamento do intestino.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.