24/04/2025  19h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Comportamento
07/08/2006 - 07h47
Quando o aluno se apaixona pelo professor
Valéria Sales
 

Gostar do professor ou professora da escola é normal entre os adolescentes e pré-adolescentes? Será que essa "apaixonite" pode acarretar problemas para a vida escolar e pessoal do jovem?

O processo educativo pressupõe basicamente a relação professor - aluno, pois é ela que dinamiza e dá sentido a este processo tornando-se o centro deste. Esta relação pode se mostrar por vezes conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes.

Dada a intensidade desta relação alguns estudantes podem, por vezes, confundir os sentimentos que se estabelecem. A paixão despertada pelos docentes em pré - adolescentes e adolescentes é mais comum do que se pensa.

Segundo a orientadora educacional do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre (RS), Sumaia Curço, para muitos alunos o professor representa uma figura praticamente mítica, uma pessoa perfeita, ideal. Esse sentimento é normalmente despertado pela beleza, charme, inteligência, cultura e situação de poder na qual o professor se encontra. "É próprio desta fase da vida do aluno os sentimentos muito intensos e eles acabam por transformar seus professores em príncipes e princesas. Se trata de uma paixão idealizada ou amor platônico. Em muitos casos, os adolescentes passam anos esperando pela realização desta paixão idealizada. É uma fase de amadurecimento afetivo", afirma a especialista.

Dependendo da intensidade, essa paixão pode estimular o aluno a se dedicar mais a determinada disciplina ou ao contrário pode acarretar problemas de concentração nas aulas. A fantasia que envolve esta relação e a dificuldade de conversar sobre o assunto com outras pessoas aumentam a angústia do jovem.

A paixão por algum professor não representa riscos à vida dos alunos e dificilmente poderá trazer conseqüências mais graves no futuro, destaca Sumaia Curço. No entanto os pais devem estar sempre atentos ao comportamento dos filhos e nestes casos o diálogo entre pais e filhos é imprescindível.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "COMPORTAMENTO"Índice das publicações sobre "COMPORTAMENTO"
01/06/2022 - 06h26 Meu filho não tem amigos, o que fazer?
25/02/2021 - 06h16 Namoro online: atenção aos sinais de alerta
13/02/2021 - 07h17 Namorado gringo?
11/02/2021 - 06h14 Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
03/02/2021 - 06h08 Por que insistir em um relacionamento desgastado?
28/01/2021 - 06h19 Mulheres independentes assustam os homens
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.