15/11/2025  05h23
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
22/06/2004 - 05h42
Brizola morre aos 82 anos
 
 
 
Arquivo / Abr 
  Leonel Brizola (foto dos anos 80), figura referencial da história política brasileira. Presidente Lula decretou luto oficial de três dias.

Morreu ontem à noite no hospital São Lucas, em Copacabana, o ex-governador Leonel Brizola, de 82 anos. O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi internado ontem à tarde para uma série de exames. Brizola deu entrada no hospital com um quadro infeccioso e forte febre e foi submetido a exames. Na seqüência, ele apresentou um quadro de insuficiência respiratória, necessitando ser sedado pela equipe médica.

O ex-governador já tinha sido submetido a exames cardiológicos e de tórax. O exame dos pulmões revelou apenas uma pequena infiltração, o que não dava para produzir esta infecção tão forte.

Brizola retornou de sua fazenda no Uruguai a semana passada e voltou de lá com o quadro infeccioso.

Brizola foi governador do Rio por duas vezes. Na primeira eleição, quando retornou do exílio em 1979, ficou no poder por quatro anos. Voltou ao governo do Rio pela segunda vez após o mandato de Moreria Franco.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, divulgou nota oficial de pesar pela morte do presidente nacional do PDT e ex-governador Leonel Brizola. A nota é a seguinte:

"Poucos homens públicos puderam construir uma biografia como a de Leonel Brizola. Polêmico, inquieto, provocador, Brizola pode não ter sido uma unanimidade, mas desconheço uma voz que discorde quanto ao seu nacionalismo e profundo amor ao Brasil. Quando no exílio, não lhe faltou o ânimo para lutar pela redemocratização. De volta, exercitou a política até o fim de seus dias com uma coerência surpreendente - característica pouco comum aos políticos contemporâneos. Brizola foi fiel aos seus correligionários todos os dias de sua vida. Isso bastaria para receber as maiores homenagens consagradas a um político. Mas Brizola foi muito além: foi uma legenda que levava seu próprio nome. Com ele se vai a marca de um tempo sobre o qual ainda temos muito o que aprender."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em São Paulo, que o país perdeu uma figura de muita importância política com a morte do ex-governador Leonel Brizola. "Todo mundo sabe que, mesmo nos momentos de divergência, eu sempre nutri respeito e admiração pela história política do Brizola. Foi um personagem da nossa história durante mais de meio século. Uma figura de muita importância política para o Brasil. Acho que perdemos mais uma referência importante da nossa política", declarou o presidente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.