22/04/2025  11h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
09/04/2006 - 18h10
Estreitando laços entre Portugal e Brasil
Agência Senado
 
Maciel e o embaixador de Portugal, Seixas da Costa, inauguraram exposição no Salão Negro do Congresso Nacional.
Divulgação 

Brasília - Ao abrir a Mostra Especial Portuguesa no Salão Negro do Congresso Nacional, o senador Marco Maciel (PFL-PE) afirmou, nesta quinta-feira (6), que a exposição é importante em vários sentidos, mas principalmente porque ajuda a criar a consciência de que é preciso estreitar cada vez mais os laços entre Brasil e Portugal.

"E a melhor forma de estreitar esses laços é, certamente, examinar o passado como forma de fortalecer o futuro. Estou certo de que essa mostra vai permitir que possamos conhecer melhor Portugal e, de alguma forma, descobrir o que existe de influência da cultura portuguesa em nosso país", afirmou Maciel.

Para o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, a exposição é motivo de orgulho para a Casa, que está completando 180 anos de existência. Já o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Manoel Seixas da Costa, destacou que esse tipo de parceria não só resgata um pouco da memória de Portugal, como também a relação existente entre os dois países.

Mostra

A mostra é composta por três exposições distintas e complementares. A primeira, Descobrimento do Brasil, retrata o contexto histórico de 506 anos atrás, ao exibir dados e também curiosidades a respeito da chegada dos portugueses ao Brasil. O Tempo da Língua faz um passeio pela evolução da língua portuguesa e destaca aspectos relevantes do idioma nas áreas da fonética, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Já a terceira exposição, A Arte do Azulejo, mostra em 22 painéis a importância das pinturas em azulejo nos contextos artístico e histórico de Portugal.

Os painéis, pintados à mão pelos artistas Patrícia Lobo, de Goiânia (GO), e Henrique Manuel Gomes Mendes, de Lisboa, seguem a mesma técnica utilizada há 400 anos para retratar tanto momentos históricos quanto clássicos. Segundo Henrique, o metro quadrado desse tipo de trabalho custa em média R$ 2 mil, e o material tem a mesma durabilidade dos azulejos que existem em vários pontos do Brasil desde a época do descobrimento.

Patrícia Lobo, que se formou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, explicou que para essa exposição foram preparados diferentes tipos de painéis que destacam não apenas momentos históricos, mas também temas modernos, paisagísticos, mitológicos e da cultura indígena Carajás.

A Mostra Especial Portuguesa é resultado de uma parceria entre o Senado, o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal e pode se visitada diariamente no Salão Negro do Congresso Nacional, a partir desta quinta (6) e até o próximo dia 28, das 9h30 às 17 horas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.