30/11/2024  03h41
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
23/03/2006 - 20h14
José Dirceu pleiteia retorno para a Câmara
Lana Cristina e Patrícia Landim - ABr
 
José Dirceu pede que STF anule sessão da Câmara em que foi casado

O ex-deputado petista José Dirceu entrou hoje (23) com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que seja anulada a sessão do plenário da Câmara dos Deputados em que ele foi cassado e, assim, voltar a exercer seu mandato. Além disso, a defesa de Dirceu, representada pelo advogado José Luiz Oliveira Lima, alega que o processo legal, na Câmara, não foi respeitado, porque não deu o direito do ex-deputado se defender.

Na ação, a defesa argumenta que o relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que defendia a cassação, aprovado no plenário da Casa no dia 30 de novembro, tinha conteúdo diferente daquele que foi votado no Conselho de Ética. Dirceu foi acusado de quebra de decoro parlamentar, sob a acusação de chefiar o suposto esquema do mensalão, a distribuição de dinheiro pelo PT a parlamentares da base aliada. O processo contra Dirceu, na Câmara, foi aberto depois que o PTB, do deputado Roberto Jefferson, entrou com representação no Conselho, em agosto do ano passado.

Em outubro, o Conselho aprovou o relatório de Delgado que pedia a cassação de Dirceu. Seu advogado entrou com recurso no STF, no mesmo dia, requerendo que a votação fosse anulada pelo fato da testemunha de acusação – a presidente do Banco Rural, Kátia Rabello – ter sido ouvida pelo Conselho depois das testemunhas de defesa. Os ministros do STF deferiram a liminar em parte: mantiveram a votação, mas determinaram que todas as citações de Kátia Rabello no relatório do deputado Júlio Delgado fossem retiradas. Com a decisão, Delgado retirou os trechos do depoimento de Kátia Rabello e enviou novo relatório ao plenário.

Na ação impetrada hoje no STF, a defesa alega que o relatório modificado teria que ser submetido novamente ao Conselho, antes de seguir para votação no plenário. "Admitindo a hipótese de que não teria que voltar para o Conselho de Ética (o novo relatório), entendemos que o novo relatório do deputado Júlio Delgado deveria ter sido publicado, para que a defesa tivesse acesso a ele e, assim, fizesse a defesa no plenário. E isso não foi feito, apesar de termos requerido antes ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo", explicou José Luiz Oliveira Lima.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.